sábado, 2 de dezembro de 2017

Agora dá para instalar o Microsoft Office no ChromeOS

Em novembro o Google finalmente liberou a atualização que permite instalar aplicativos do Android no ChromeOS. Agora a PlayStore, a loja de aplicativos do Android, também está disponível nesse sistema operacional e praticamente tudo que existe por lá dá para ser instalado em seu Chromebook. Basta abrir a PlayStore, escolher o aplicativo e mandar instalar.



O primeiro aplicativo que instalei foi o Microsoft Word. A experiência de uso é muito similar à encontrada em aparelhos com Android. Mas em relação ao ChromeOS, o editor de texto ainda tem algumas falhas, nada que comprometa editar um documento inteiro e com a qualidade muito distante da proporcionada pelo Word em sua versão para Windows.

Entre as dificuldades encontradas está a necessidade de fazer uma cópia dos documentos para poder editá-las. Isto, sabe se lá porque, o Word permite apenas a leitura de arquivos vindos de fontes externas. Não existe sequer a possibilidade de escolher editar aquele documento ali mesmo, como ocorre na versão para Windows. E honestamente, nunca e em lugar algum eu entendi qual a necessidade do Word abrir um documento apenas como modo de leitura. É só um clique a mais na versão para Windows ou uma cópia de um documento que ocupa mais espaço no ChromeOS e que no cotidiano vai deixando o trabalho mais chato. 

Outra dificuldade é que mesmo quando a tecla de busca é configurada para funcionar como CAPS LOCK, digitar letras maiúsculas no Word através deste botão ainda não funciona. É necessário teclar SHIFT para isto. Ou seja, é viável, mas também é chato e nem todo mundo sabe ou se acostuma em ficar segurando SHIFT para ter letra maiúscula. Imagina escrever uma capa toda em padrão ABNT usando o SHIFT para tudo? Um saco!

Também existe a dificuldade para salvar um documento direto no pen drive. Embora o ChromeOS reconheça o seu pen drive e praticamente todos os arquivos existentes dentro dele, o Word ainda não reconhece a mídia móvel. É possível instalar os documentos apenas dentro do próprio computador ou nos serviços em nuvem já compatíveis com o Office, principalmente o OneDrive (óbvio), a Dropbox e o Google Drive. 



Estes foram alguns dos erros que encontrei no pouco uso que tive com o Word instalado no ChromeOS. É provável que existam outros. No entanto mesmo assim estou satisfeito com a possibilidade de usar o editor de texto da Microsoft no computador, até mesmo porque ele é muito superior ao Google Docs. Oferece inclusive o modo leitura, que infelizmente também não é tão funcional como o existente na versão para Windows. Não é possível aumentar o tamanho da fonte, às vezes letra fica pequena e a leitura fica mais difícil, principalmente para mim, que costumo projetar textos para os meus alunos. 

É muito provável que a Microsoft faça ajustes na versão do Word para o ChromeOS, por mais que esta versão seja concorrente do próprio Windows 10. A algum tempo a empresa vem deixando de ser cada vez mais uma fornecedora de softwares para se tornar uma fornecedora de serviços. Razão pela qual ela passou disponibilizar atualizações para versões novas do Windows por um preço muito baixo (Windows 8) ou até mesmo de graça (Windows 10) e a vender o Office como uma assinatura, no caso o Office 365. Neste caso, além de permitir utilizar os aplicativos, o Office traz consigo também outros serviços em nuvem, como o OneDrive e o Skype. O que ela quer agora é criar um ecossistema de usuários precisando dos serviços dela, que é o que de fato ela pretende comercializar.

Outro aspecto que pode fazer a Microsoft se dedicar mais ao ChromeOS é o fato de que em alguns mercados, como os Estados Unidos o ChromeOS é um sistema operacional muito popular, principalmente entre jovens e estudantes. Na medida que a Microsoft perceber que esse segmento está aumentando a demanda por assinaturas do Office 365, é provável que ela se dedique mais ao sistema do Google. 

E por falar em assinatura, sim, para utilizar os recursos do Office no ChromeOS é necessário ter uma assinatura do Office 365. No caso eu utilizo minha conta corporativa, uma vez que o órgão público para o qual trabalho é cliente da Microsoft.

Instalando o Office no ChromeOS
Instalando o Office no Chromebook
Instalando o Word no Chrome
O Word funciona no ChromeOS
Office 365 no ChromeOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário