terça-feira, 18 de outubro de 2016

Compensa comprar um Chromebook?

Esta é uma pergunta que leva em conta várias questões e portanto está longe de ser simples respondê-la. Existem diferentes perfis de usuários e por mais que você possa conferir aqui 5 bons motivos para comprar um Chromebook, dependendo da sua necessidade esta pode não ser uma aquisição ideal. Mas vou tentar ser o mais objetivo e breve possível. 

Os Chromebooks possuem configurações modestas. O Samsung Chromebook 3, o modelo que adquiri, tem processador Celeron, 2 GB de memória RAM e armazenamento de 16 GB e, só para ter uma ideia, o primeiro computador que comprei em 2005 tinha 40 GB. A tela também é pequena, 11,6 polegadas. Os Chromebooks também, via de regra, não possuem unidade de CD/DVD ou porta RJ-45, aquele cabo de internet geralmente azul. 
Tá meio mulamba, mas esta foto é para vocês terem a noção de proporção entre o Chromebook acima e um notebook comum, abaixo. 

Sendo assim, esqueça comprar um Chromebook se você precisa rodar uma aplicação pesada, como um editor de vídeos ou imagens, um jogo, um renderizador de programação, etc. Tanto porque o computador não tem hardware para isto, quanto porque também não tem software. O Chromebook é um Google Chrome que além de navegar na internet como você sabe e conhece, também opera todo o seu equipamento, alimentação e bateria, conexão WiFi, o armazenamento de arquivos por menor que ele seja, a webcam, o teclado, o touchpad, etc. Por isso ele é chamado de ChromeOS.



O Chromebook é feito para quem precisa estar conectado à internet navegando pelos conteúdos da rede ou utilizando a versão online de alguma aplicação, como o Microsoft Office Online. O equipamento baseia-se no conceito de computação nas nuvens, ou seja, todo o conteúdo que você consome e precisa fica guardado na internet, precisando você de pouca capacidade de processamento, armazenamento e etc, pois já existe um servidor em algum data center por aí fazendo o serviço pesado para você. Com isso, via de regra, você precisa estar conectado, via rede WiFi ou modem 3G/4G, que ainda conforme a marca e o tipo de equipamento pode não funcionar corretamente em seu computador. Veja mais clicando aqui

O Chromebook é feito para quem tem acesso constante e estável à internet e que precisa de pouca capacidade computacional. Como nem tudo pode ser feito via internet ou se resolve via internet, um computador com ChromeOS também não tem como propósito substituir o seu computador tradicional, com Linux, Mac ou Windows. Ele é feito para ser um computador secundário, para você levar para um passeio no parque, para a faculdade. Tanto é que ele é pequeno, leve, silencioso e a bateria tem duração que humilha qualquer ultrabook na casa dos 5 mil reais. Ela dura facilmente mais do que 8 horas. Ou seja, além de não precisar levar o carregador com você, ele também cabe na mochila em meio aos livros  e aos estojos de canetas e lápis.
  Meu Acer Aspire 15,6 ao lado do meu Samsung Chromebook 3

Bem, foi isso o que levei conta quando comprei o meu Samsung Chromebook 3. Isto é, levei em conta que estava comprando um computador menor e mais fraco. No entanto, mais prático e usual para realizar atividades simples para o qual o meu notebook Windows de 15,6 polegadas, ideal para jogar League Of Legends e baixar séries, faz com todo o desempenho. Porém precisando para isto de uma pasta/mochila só para ele, com uma bateria que dura no muito 4 horas, pesando com todo os acessórios mais de 3 quilos e uma série de inconveniências para realizar coisas básicas a respeito das quaisMeu Acer Aspire 15,6 ao lado do meu Samsung Chromebook 3.  um Chromebook dá conta do recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário